quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Três Patterns Singelas e Formosas - Matheus "Bobê" Campos

"Bat's Labyrinth"



A única Pattern feita em CMYK..... (não resisti à piada). Tem este nome por mostrar figuras imagéticas com algumas pontas similares a pequenos morcegos, que estão embaralhadas juntamente com outras imagens, de forma caótica, a parecer um labirinto confuso. Isto é arte contemporânea... ou algo parecido. A base para esta pattern foi este quadrado:

Na verdade, era um quadrado ainda menor (1/4 deste). O quadrado do canto esquerdo de cima é o original em 0º. O quadrado do canto de cima direito é o original virado em 90º. O do canto de baixo esquerdo está virado em 270º. E o do canto de baixo da direita está virado em 180º. Sentido horário. Brincando de virar os quadrados, soluções diversas são criadas, uma mais louca que a outra. É algo que estimula criatividade e a arte em si.


"Rainbow Chains"



Como gosto pessoal, eu sempre fui apaixonado por inúmeras cores num preto. Preto predominando com cores diversas estampadas. Tal qual a fase "Rainbow Road" do jogo Mário Kart para Super Nintendo. Sendo assim, decidi que uma das minhas patterns seria nesse estilo: fundo preto predominante e as cores do arco-íris, com mais uma cor, porque lá tem oito. Só não sei bem qual delas não faz parte do arco-íris, acho que é o rosa. A pattern foi feita a partir desta unidade:

Quebrando o aro azul escuro nos dois lados, é criada uma continuidade nos hexágonos coloridos, o que gerou o nome da obra Rainbow Chains. Recursos como continuidade funcionam muito bem em patterns, pois as deixam mais dinâmicas e interessantes visualmente. Acho válido lembrar que a imagem tem qualidade perfeita e é a internet que está trollando o trabalho.


"Noite Tropical"



Essa foi a pattern mais divertida, certamente. Ela tem sete versões. Todas as versões foram inspiradas na bala antiga da Fruittela, aquela de morango redonda com traços vermelhos. O trabalho original continha todas as shapes em vermelho e o fundo branco. Testei com o azul, misturando as grandes em vermelho e as pequenas em azul, misturando as grandes em azul e as pequenas em vermelho, sempre com fundo branco, lembrando o doce. Quando a Andrea me sugeriu usar uma outra cor no fundo, pensei logo no oposto. Testei o fundo preto e ficou ótimo! A única coisa que me chateou foi que fiz tudo baseadono doce e, com o fundo preto, não mais lembra o doce. O que lembra? Pra mim, lembram um pouco flores de colar havaiano. O fundo preto lembra noite. Pra mim, a pattern passa a imagem de um luau havaiano, e por isso o nome "Noite Tropical" (preferi "Tropical" a "havaiano" também porque o Tropical lembra frutas, que lembra a Fruittela, mas deixemos isso pras teorias da conspiração e análises semiológicas da imagem). Eis a unidade que forma a pattern:

Novamente as bordas geram continuidade. Inclusiva, uma continuidade bem difícil que é a das pontas diagonais, pois cada uma representa 1/4 da flor e precisam estar na posição certinho. É trabalhoso, mas o resultado final vinga. Acho válido lembrar que a imagem tem qualidade perfeita e é a internet que está trollando o trabalho mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário